Fotos que contam histórias

Spathi

Arquivo de fotos

Para quem faz fotos rotineiramente, arquivá-las de forma organizada é algo que pode requerer mais tempo e dedicação que poderíamos supor. Se não dispõe ou simplesmente não deseja utilizar software especializado para isso, a tarefa tende a tornar-se um tanto trabalhosa.

O tamanho desse trabalho parece diretamente relacionado ao nível de sofisticação das pesquisas que desejamos que nosso arquivo de fotos tenha. Uma simples cópia/gravação de fotos pode até ser mais fácil de fazer, mas será difícil procurar alguma coisa aí futuramente.

Porém, o objetivo aqui não é ensinar maneiras de arquivar nossas fotos e sim mostrar o resultado, de certa forma inesperado, que acabei obtendo quando implementei uma forma alternativa para indexar algo em torno de mil fotos. Mil fotos de plantas obtidas cronologicamente foram apenas reordenadas segundo seus nomes e essa sequência foi usada para criação de um vídeo, nos mesmos moldes de um time-lapse ou quick-motion, onde cada foto é apresentada com duração de apenas um décimo de segundo.

O vídeo-índice ficou com cerca de um minuto e meio de duração, um tempo razoável para se rever mil fotos.

A parte interessante desse vídeo-índice é que ele acabou mostrando mais que apenas um índice. Ele revela um pouco mais sobre a abordagem do fotógrafo ao motivo de suas fotos.

Observe que o vídeo comporta-se como uma união de micro-filmes, onde cada um mostra como você planejou e executou o que seria “uma foto”.